Breve História

Nosso departamento de fisiologia iniciou suas atividades em 1953, tendo como primeiro chefe o  Prof. Paul Eugene Jean Laget, um neurofisiologista frances. O Prof. Renato Hélios Migliorini foi nosso primeiro docente, contratado em 1953, e proveniente da Unidade Metabólica do Hospital das Clínicas de São Paulo.  O Prof. Laget retornou a França no ano seguinte e foi temporariamente substituido pelo Prof. José Venâncio Pereira Leite. Em 1955  o Prof. Miguel Rolando Covian, argentino que à época trabalhava no laboratório de Bernardo Houssay (Ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1947), tornou-se um novo membro do departamento e seu Chefe. Covian foi convidado a vir a  Ribeirão Preto diretamente pelo então Diretor Zeferino Vaz. Ele aceitou vir a Ribeirão Preto por um "tempo curto". No entanto, ficou tão entusiasmado com as idéias que norteavam o processo de construção de nossa Escola e com os outros membros já presentes no Departamento (Renato Hélios Miglioirini, César Timo-Iaria and José Venâncio Pereira Leite, entre outros), que decidiu-se por permanecer definitivamente em Ribeirão Preto.  A base humanística e os extensos conhecimentos de fisiologia de Covian, as idéias inovadoras que embasavam o processo de implantação de nossa escola médica, particularmente a exigência de dedicação exclusiva ao ensino e pesquisa de seus docentes, foram pontos decisivos no estabelecimento de uma bem sucedida escola de fisiologia no Brasil. Nosso Programa de Pós Graduação em Fisiologia foi criado em 1971 e, desde então, tem contribuido de maneira significativa para formação de várias gerações de Fisiologistas Brasileiros.